O comércio eletrônico tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil, no primeiro semestre de 2018 ocorreu um crescimento de 12% comparado ao ano passado, de acordo com o E-commerce Brasil, e isso também conta com a influencia do split de pagamentos. Lembrando que os marketplaces são responsáveis por mais da metade deste resultado.

“Crescimento de 12% comparado ao ano passado.” 

Entrando no nicho de marketplaces é comum surgirem muitas dúvidas, principalmente quando tratamos sobre os meios de pagamentos, que são tão cheios de detalhes e peculiaridades. Aproveite para conferir nosso post sobre estratégias para estimular vendas no e-commerce por aqui.

Por exemplo, você sabe o que é split de pagamentos?

O split de pagamentos nada mais é que uma ferramenta destinada para quem possui um negócio que  precisa de uma plataforma para realizar a divisão de pagamentos entre seus parceiros ou fornecedores de produtos/serviços.

Achou confuso? Confira aqui um vídeo rápido e explicativo que fizemos para você entender de forma muito mais prática:

Em resumo o Split facilita a vida do lojista, através da divisão do valor da compra para seus fornecedores e parceiros na hora que ela é efetuada, e além de economizar tempo de repasse não paga a Bitributação.

A experiência de compra do usuário se iguala a um e-commerce tradicional, passando total segurança para quem está vendendo e comprando. O fornecedor conseguirá saber exatamente quais produtos vendeu e quais obteve recebimento, exatamente como se a compra tivesse sido realizada dentro de seu próprio site.

Após autorização de pagamento realizado pela administradora do cartão e do banco, o split de pagamento inicia a divisão dos valores de acordo com a regra de negócio de cada loja, que divide o valor de repasse entre as partes. A divisão é realizada de forma automática sem qualquer intervenção manual, no que resulta em uma facilidade maior na gestão financeira e rapidez de pagamento.

E quais as vantagens do split de pagamento na gestão financeira?

Automatização do processo de remuneração de fornecedores: Em vez de realizar a distribuição dos valores de forma manual, consolidando planilhas, por exemplo, todo o processo é feito automaticamente. Isso reduz a necessidade de pessoal dedicado a esse processo, o que também diminui os gastos da empresa além do erro humano.

Maior controle financeiro: Uma solução de pagamentos online que conta com split também oferece ao lojista virtual o total controle dos pagamentos recebidos. Assim, pode, por exemplo, montar relatórios para saber quais são as formas de pagamentos mais demandadas pelos clientes, entre outros.

Redução de tributo: Da mesma forma, como o split pode diferenciar os valores para contas e CNPJs diferentes, os lojistas não acabam tributando duas vezes o valor, na hora do recebimento e do repasse para o fornecedor e parceiro, acabando assim com a bitributação.